15 outubro 2013

ANATOMIA E FUNÇÃO DA UNHA

Entramos na época da chuva, e portanto a partir de agora os pés começarão a andar a maior parte do tempo fechados em sapatos e botas.

Considero ser de extrema importância a constante chamada de atenção, para os cuidados e atenção particular que todas as pessoas devem ter para com os seus pés, não só durante o verão, mas acima de tudo durante toda esta próxima época de maior frio onde os pés andarão escondidos e esquecidos.

Sendo assim, começo por vos apresentar a UNHA!

A unha é uma estrutura única!! Ela é constituída pela matriz, leito e prato ungueal (ou corpo da unha), eponíquio, hiponiquio, bordos (ou pregas) laterais e proximal (bordo livre).



  • Matriz ungueal: é o epitélio germinativo onde a unha é produzida. A zona proximal (mais interna) encontra-se debaixo do bordo proximal e a zona distal (mais externa) é a parte que normalmente é visível, a Lúnula.
  • Leito ungueal: encontra-se debaixo do prato ungueal e é de cor rosada devido ao rico aporte vascular.
  • Prato ungueal: é rodeado pelos bordos (ou pregas) lateral e proximal. Estes bordos suportam e protegem a unha.
  • Eponíquio (ou cuticula): está aderente à unha impedindo assim a entrada de agentes estranhos, patogénicos e irritantes, na unha e na matriz ungueal.
  • Hiponíquio é a porção da unha despegada do leito ungueal.

O prato ungueal é uma estrutura transparente que é o produto final da diferenciação queratinócita na matriz ungueal. A sua cor é devida às estruturas que se encontram por debaixo: rosada pelo aporte vascular que lhe confere essa cor e branco da lúnula (parte distal da matriz ungueal) e do ar debaixo da parte solta da unha.

A sua principal função é a de proteger a zona distal (mais externa) do dedo. Serve também para facilitar o "agarrar" de pequenos objectos, para melhorar a sensação táctil e também para conferir uma questão estética aos dedos (das mãos e dos pés).

A unha tem um fornecimento de sangue rico. O sangue é transportado das artérias para as arteríolas ramificando-se no dedo criando ramos que irrigam a matrix e o leito ungueal. Os nervos sensoriais também percorrem as laterais do dedo em estreita associação com as ramificações sanguíneas.



As unhas dos dedos das mãos crescem continuamente, numa média de 0,1mm por dia ou 3mm por mês. As unhas dos pés crescem na metade dessa proporção, o que significa que as unhas das mãos regeneração-se a cada 4 a 6 meses, enquanto as dos pés entre 9 a 12 meses. Algumas situações fazem as unhas crescer mais depressa, como por exemplo durante a gravidez.

Lembrem-se, um pé bem cuidado é um pé saudável!
Não se esqueçam, cuidem bem dos vossos pés e a vossa qualidade de vida irá repercutir-se na mesma proporção!

Hoje fico-me por aqui até uma próxima entrada de blog. E em próximas entradas irei debruçar-me sobre algumas patologias de unha e forma de tratamento. Até lá!

A vossa amiga e podologista,

Joana Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário