28 outubro 2013

A PELE

A pele é o maior órgão do corpo humano, envolvendo o mesmo e determinando o seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, protecção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.
Ela  é constituída por 3 camadas sobrepostas, nomeadamente a epiderme, a derme e a hipoderme, da mais externa para a mais interna.
epiderme é constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme e durante a sua evolução em direcção à superfície sofrem um processo de queratinização, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele. 
Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).
A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
A derme é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituída por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas.
Da mesma forma que uma casa assenta nos seus alicerces a pele assenta sobre a hipoderme – camada mais profunda da pele. A sua estrutura fornece protecção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias. Esta camada liga a pele aos ossos e músculos subjacentes e também lhe fornece vasos sanguíneos e nervos.
Cerca da metade da gordura armazenada no corpo encontra-se na hipoderme e a sua quantidade e localização varia com a idade, o sexo e a alimentação. A gordura localizada na hipoderme, é superior nos bebés e daí o aspecto rechonchudo dos mesmos. Esta gordura funciona, ainda, como acolchoamento e isolador e é responsável pelas diferenças na forma do corpo entre o homem e a mulher.

A pele é classificada como espessa ou fina com base na estrutura da epiderme. A pele espessa é encontrada em zonas do corpo sujeitas a pressão e/ou fricção, como as palmas das mãos e as plantas dos pés e a ponta os dedos. Já a pele fina encontra-se no restante corpo e é mais flexível do que a pele espessa. 

A vossa amiga e podologista,

Joana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário