13 novembro 2012

CALÇADO INFANTIL


Para os pais o calçado é uma preocupação constante durante as consultas, querendo sempre saber quais as características mais importantes que devem ter em conta na hora de comprar o sapato para o seu filho.

Antes demais é importante ter noção de que os pés das crianças mudam com a idade, portanto quer os sapatos quer as meias devem ser modificadas ao longo dos meses à medida que os pés vão crescendo. 

Algumas considerações sobre os pés das crianças e a compra de calçado para os pais:
  • Sapatos demasiado pequenos ou grandes irão agravar o crescimento dos pés das crianças, por isso deve medir os pés do seu filho, antes de comprar os sapatos. Devem também experimentar ambos os pés e caminhar um pouco, após isso deve-se verificar se existe algum sinal de irritação.  
  • Não se deve dar a outras pessoas os sapatos que já não sirvam aos seus filhos, porque um sapato que esteja confortável no seu filho não quer dizer que no filho de outra pessoa também esteja e que sirva da mesma forma. Isto para não falar da possibilidade de transmissão de infecções fúngicas, como pé de atleta ou micose nas unhas.
  • Devem examinar os calcanhares dos sapatos, pois por determinadas posições do pé as crianças podem desgastar mais essa zona ou desgastar de forma irregular. No caso de se verificar um desgaste da zona dos calcanhares irregular deve procurar um Podologista.
  • Deve sempre levar os seus filhos consigo quando for comprar sapatos para eles, pois tal como nos adultos cada pé pode ter tamanhos diferentes. Oiça o que o seu filho tem a dizer sobre o sapato que está a experimentar, pois para além de se evitar problemas no futuro também promove hábitos saudáveis durante a vida.
  • Se existir um pé maior que outro, a compra do calçado deve ser sempre feita baseada no pé maior. Os pés raramente são do mesmo tamanho.
  • Os sapatos para as crianças devem ser confortáveis de forma imediata. Não se deve esperar que mais tarde aquele sapato ceda. Certifique-se que o seu filho experimenta os sapatos com meias se este for para ser usado com elas.
  • Considere a hipótese de o seu filho usar sapatos fechados na zona dos dedos, pois este dão maior protecção aos mesmos.

No que respeita às características do calçado das crianças, proponho que os pais façam o teste dos 3 passos:


A vossa podologista,

Joana Silva

Sem comentários:

Publicar um comentário