22 fevereiro 2011

A Criança!

Porque sei que todos os pais se preocupam com os seus filhos e gostam de saber se estão bem, se é normal cada coisa que fazem, e se acima de tudo estão a crescer saudáveis.
Para todos eles, aqui deixo um ligeiro resumo de como os seus filhos crescem, evoluem e o que acontece em todas as fases desde o nascimento até começarem a caminhar.
O desenvolvimento da criança desde que nasce até começar a caminhar faz-se por várias fases e de maneira super coordenada.

RECÉM-NASCIDO
O recém nascido (até aos 2 meses) começa a levantar e a virar a cabeça se for colocado de barriga para cima, tenta empurrar a mão e dobra os braços. 
Quando colocado na posição de sentado não consegue manter a cabeça segura e esta tende a cair. 
Também se observa a presença de alguns reflexos - primitivos -, como a abertura/afastamento dos dedos dos pés quando se faz passar um objecto rombudo na planta do pé - Reflexo de Babinski;  agarra o dedo da mãe; dobra e estica os braços repetidamente acompanhados de sons fortes e movimentos subitos; a perna estica-se quando se estimula a planta do pé; entre outros...

3 - 4 MESES
Verfica-se um aumento do controlo muscular do olho permitindo ao bebé seguir os objectos. As acções com as mãos e os pés começam a ter um controlo voluntário mas não sincronizados. O bebé começa a usar as duas mãos para realizar certas tarefas, no entanto, e apesar de não ser capaz de coordenar os movimentos, consegue aproximar os objectos até ele.
O aumento da visão permite ao bebé distinguir os objectos a partir de fundos com o minimo de contraste (por exemplo, um botão numa blusa da mesma cor).
Quando colocado de barriga para baixo já tenta, com a ajuda dos braços, levantar o tronco, os ombros e a cabeça. Os músculos do pescoço desenvolvem-se o suficiente para que quando sentado mantenha a cabeça erguida. 
Os reflexos primitivos desapareceram ou estão a desaparecer.

5 -6 MESES
O bebé é capaz de se sentar sozinho, sem ajuda, inicialmente por pouco tempo, mas depois durante uns 30 segundos ou mais. Começa também a ter destreza para pegar em cubos agarrando-os com a palma da mão e apertando-o dobrando os dedos (como se a cerrar a mão)

6 -9 MESES
Começa a gatinhar. 
Já consegue caminhar se apoiado na mão de um adulto. 
Pode sentar-se, sem ajuda, durante períodos de tempo mais longos.
O bebé aprende a sentar-se desde a posição de bipedestação.
Consegue manter-se em pé se apoiada nos móveis.

9 - 12 MESES
O bebé começa a manter-se em equilibrio quando está em pé sem apoio.
Dá os primeiros passos e começa a caminhar sozinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário