17 novembro 2010

A Podologista!

Olá a todos!

O meu nome é Joana Silva e sou Podologista.
Licenciei-me em 2006 no curso de Podologia na ESSVS (Escola Superior de Saúde Vale do Sousa) em Gandra, Paredes.
Mais recentemente fiz uma pós-graduação em "Patomecanica del pie y sus tratamientos ortopodológicos" na universidade de Barcelona.

Iniciei este blog de forma a dar a conhecer às pessoas o que é então a Podologia, visto notar em algumas pessoas dúvidas do que realmente será esta área. Para além disso irei falar de que patologias tratam os Podologistas (como eu), quais as áreas de acção, entre outras coisas que eu considerar importante...ou mesmo, no caso de alguém me colocar alguma questão eu irei tentar responder da melhor forma possível.

A Podologia é uma adolescente, aproximadamente de 16 anos, mas já tem muita vida e muita sede de crescer. Para tal, muitos são os blogs, as páginas de internet a falar da mesma e a divulgar os vários aspectos que ela engloba. Sendo assim, e visto eu ser uma pessoa que gosta do que faz, senti a necessidade de contribuir também de certa forma nesta divulgação, proporcionando mais informações e curiosidades.

Outra informação que também encontrarão aqui, sempre disponível, serão as informações dos vários locais onde actualmente trabalho de forma a poderem chegar a mais uma forma de tratamento necessário, mais rápida e eficazmente.

Quero desde já agradecer a atenção disponibilizada e desejar uns pés felizes a todos vocês!   :)

Com os meus melhores cumprimentos,
A Podologista, Joana Silva




P.S. - Quero apenas salvaguardar que algumas informações aqui (neste blog) colocadas foram compostas por mim, mas com base em informações retiradas de sites oficiais portugueses e estrangeiros.

3 comentários:

  1. Olá Dra Joana!

    Conforme prometi, aqui vai um pequeno post para o seu blog. E, especialmente, para agradecê-la da excelente intervenção de pequena cirurgia que me efectuou nas unhas encravadas dos pés há pouco mais de uma semana.
    A dor causada por cada unha encravada, não só localmente como originando dor nos pés (dificuldade em andar), e outras dores diferentes no corpo (inclusive dores de cabeça muito fortes), foram reduzindo ao longo da semana, e noto hoje uma melhoria global significativa na qualidade de vida.

    Poder andar tão aliviado... estou-lhe mesmo agradecido!

    Afinal, os pés são as nossas raízes, mas ambulantes, com o chão. Os pés são os únicos membros em contacto quase permanente com algo, neste caso, a própria Terra. E sem uma base firme, o nosso equilíbrio (mecânico como o do bem estar geral) pode ficar afectado, e isto, com uma simples unha encravada!

    Para ter uma ideia: ao ver um jogo de futebol na TV, até doía a cada remate, só de imaginar estar a jogar...
    Mas já nesta "final" de campeonato (no outro fim-de-semana), entre o FC Porto e o Benfica, pude ver alguns bons remates sem "sentir" isso logo nas zonas afectadas, antes da sua excelente intervenção!

    Bom, ainda não está tudo recuperado, por causa do formato das minhas unhas, conforme a Dra referiu, e portanto será com gosto que voltarei à consulta para "afinarmos" as intervenções, e poder voltar a caminhar, praticar bicicleta (BTT), etc. com as unhas/pés "XPTO".

    Queria referi-lhe também que foi impecável em tocar nas zonas lesionadas, pois ainda que seja de esperar alguma dor, não deixou de ser ligeira.
    Nada, mesmo nada de comparável com o que aconteceu quando tiveram, há bastante tempo, de me retirar uma unha encravada, enquanto tive de morder num bocado de coiro (ou num pau, ou lá ou que era...).
    Regagnei confiança em ir a um podologista, mas ainda que preferia que fosse só consigo: a Dra Joana até sugere a promoção de terapia com fenol e álcool, indolor, e que permite uma recuperação muito mais rápida do que pelos métodos "tradicionais" (2-3 dias em recuperação em vez de uns bons 15 dias. O tempo também conta!)

    Bem, não queria deixar um post muito longo, mas acho que seria justo que as leitoras e os leitores soubessem que fiquei-lhe muito grato por este seu trabalho, pela sua simpatia e pelo seu diálogo para optimizar a qualidade da intervenção.

    Acrescento que tive sorte em encontrá-la, pois a área da podologia ainda parece estar pouco desenvolvida em Portugal, e o seu blog foi um convite para agir. Não vi nada que se assemelhe ao seu esforço em promover a podologia em Portugal, e isso inspirou-me grande confiança em ir ao seu consultório.
    Os meus votos para que o seu blog e o seu trabalho tenham o reconhecimento que merecem!

    Finalmente, citando de memória: "Uma viagem de mil li ("milhas", "km" em Mandarim) começa com um pequeno passo" - Lao Tze

    E já agora: o primeiro contacto da Humanidade com a Lua, pelo Neil Armstrong, foi feito pelo pé dele...
    ...o rumo da história podia ter sido outro se ele tivesse as unhas encravadas!!!

    Por agora, desejo-lhe Boa Sorte e uma excelente continuação do seu trabalho, enquanto me preparo para ir a outra consulta consigo, mas bem mais "relax", para chegarmos a 100% de operacionalidade dos meus pés.

    Dra, continue de tratar dos nossos pézinhos!!

    Atenciosamente,
    Patrick

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sr. Patrcik pelas suas palavras. Fico contente que tenha ajudado a melhorar um pouco a dor que tinha nos pés e que acabavam por se prolongar pelo corpo.

    Espero poder continuar a ajuda-lo e tudo farei para o fazer. Da minha parte sabe que tenho total disponibilidade para fazer tudo o que está ao meu alcance. Quanto ao tratamento do seu problema é preciso ver como evoluiu desde a última consulta e ver que tipo de tratamento é o mais indicado para si, o que veremos numa próxima consulta.

    Agradeço-lhe mais uma vez as suas palavras.

    Com os melhores cumprimentos,
    Joana Silva

    ResponderEliminar
  3. Só um à parte que me esqueci de referir no post anterior...

    O que lhe fiz foi um tratamento incruento e não uma cirurgia (tratamento creunto). Apenas removi a lâmina ungueal que estava encravada de forma a libertarmos os canais ungueais e deixar assim de doer tanto bem como tratar a infecção. Agora será necessário avaliar a unha novamente e se surgir a possibilidade/necessidade de fazer um tratamento cruento é preciso estudar qual a técnica mais indicada para o seu tipo de unha (involuta)... sendo que a técnica que referiu no seu post (a de fenol e alcool) uma técnica a ser estudada para si.


    Atentamente,
    Joana Silva

    ResponderEliminar