17 novembro 2010

PODOLOGIA

O que é a Podologia?

A palavra Podologia pode-se dividir em duas partes. Tem a sua origem na escrita grega e significa:                 
“Podo” – Pé      /     “Logos” – ciência
Desta forma podemos definir de uma forma simples, a Podologia como sendo “a ciência que estuda os pés”. No entanto, a definição mais rigorosa e específica da Podologia é a seguinte:
“A Podologia é uma área da Saúde Humana que actua na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente do pé e das suas repercussões no Organismo Humano.”
O Podologista ou Podiatra, têm como âmbito de intervenção a responsabilidade profissional de prevenir e tratar as alterações das extremidades inferiores, nomeadamente o pé, utilizando os métodos científicos mais actuais.

Quando surgiu a Podologia?
A Podologia surge em Portugal após um protocolo entre a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (entidade instituidora), e a Universidade de Barcelona, no ano de 1994, sendo apenas em 1997 oficializado como um curso de grau Bacharel. Em 2001 foi reconhecido o grau de Licenciatura para todos os alunos que cumprissem com todo o programa curricular previsto para 4 anos. Nesta fase a Podologia portuguesa alcança um estatuto único na Europa, como o 1º país a conseguir o grau de Licenciatura. Apenas nos EUA é atribuído à Podologia um grau mais elevado – Medicina Podiátrica.
Como referido acima, esta licenciatura é leccionada pela CESPU, nas suas Escolas Superiores de Saúde Vale do Sousa (situada em Gandra-Paredes) e Vale do Ave (situada em Vila Nova de Famalicão). A formação académica dos alunos passa por uma formação ao nível das áreas da Saúde (gerais ou específicas), associada a práticas em laboratório e em clínicas. 


A Podologista, Joana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário