18 julho 2015

Acesso e Exercício da profissão de Podologista - lei nº 65/2014

A 28 de Agosto foi aprovada uma lei que estabelece o regime de acesso e de exercício da profissão de podologista no setor público, privado ou no âmbito da economia social, com ou sem fins lucrativos, bem como da emissão do respetivo título profissional. Com isto, a Podologia ganha uma forma diferente. Não que agora se vá começar a exercer esta profissão de forma mais competente e profissional. Essa competência e esse profissionalismo já existiam e continuará a existir com o mesmo afinco e exigência, como qualquer área da Saúde deverá ter e deverá cumprir. O que esta lei vem fazer é colocar esta área da Saúde numa linha mais definida, pois até agora não existia esta definição com formato de lei. Veio também salvaguardar os podologistas que com orgulho e profissionalismo exercem esta profissão, de modo a que mais ninguém consiga usar indevidamente este título (como infelizmente se vê de vez em quando) e também salvaguardar os pacientes que procuram a Podologia como recurso para a resolução de algum problema que apresentem de modo a assegurar que quem o está a tratar tem a devida formação para o fazer.

Depois de anos de luta mas esperança sempre presente, um dos objectivos mais desejados pela Podologia e pelos podologistas está cumprido... para que a Podologia ganhe ainda mais peso na vida das pessoas e que estas percebam que a Podologia é uma área da SAÚDE importante e indispensável!!!

Nunca é demais lembrar (para os mais distraídos) que a PODOLOGIA e os PODOLOGISTAS não cortam apenas unhas, não limam calos... Tratamos da saúde dos pés para prevenir males maiores e problemas sérios. Problemas como o Pé Diabético (ex. úlceras que poderão estar associadas ou prevenir o surgimento das mesmas), garantimos um bom acompanhamento da evolução da marcha em crianças, potenciamos a performance em desportistas através de uma correta e profissional avaliação biomecânica com eventual aplicação de Ortóteses Plantares (a.k.a. "Palmilhas personalizadas"), evitamos a evolução ou tratamos, em casos de já existência, de problemas ungueais como onicocriptoses (unhas encravadas), onicomicoses (unhas com micose), dermatopatias (problemas de pele), etc. De notar que a Podologia pode também, com uma boa avaliação perceber se existem problemas vasculares e até neurológicos encaminhando para as especialidades médicas específicas esperando com isso fazer um trabalho multidisciplinar. Claro está que a Podologia é isto e muito mais! 

http://www.podologistajoana.pt/podologia.html

http://www.podologistajoana.pt/patologias.html

Nós profissionais de Saúde, nós Podologistas pensamos sempre no bem estar do paciente, daquele que nos procura, muitas vezes já sem saber o que fazer. É para eles que batalhamos diariamente, é para eles que queremos evoluir e sermos mais e melhores todos os dias.

SOU PODOLOGISTA COM ORGULHO E PRAZER!!!

Parabéns à PODOLOGIA!!


A vossa podologista,

Joana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário