30 outubro 2015

O Outono já chegou!


Agora que já entramos no Outono começam a surgir dias mais frios e chuvosos o que obriga a calçar sapatos fechados, ao contrário do que acontecia até agora. É aqui que começam a surgir os problemas que até então não existiam e que os nossos pés nos dizem "trata de mim, eu estou aqui". 
Devemos ter sempre cuidados com os pés o ano todo, mas como durante grande parte do ano estes andam escondidos dentro de sapatos, botas, e meias, e porque também estão lá longe da nossa vista acabam por ser esquecidos na grande maioria das vezes (a não ser quando existem problemas que causam dor). O grande problema é que há doenças que surgem nos pés que apresentam determinado tipo de sinais, mas nem sempre sintomas. Ou seja, há problemas que se vêem mas não se sentem, como é o caso, por exemplo, de uma onicomicose (micose das unhas). Quando isto acontece, os mesmos evoluem para estados em que depois o tratamento se torna mais longo e demorado.

Portanto, face a isto, aproveito a oportunidade para chamar à atenção de todos para cuidar dos pés o ano TODO e não hesitarem em procurar ajuda em consultas de Podologia, sempre que surgir algo de anormal nos pés. Previna problemas maiores e vá preparando os seus pés para a próxima estação de Verão onde poderá mostra-los a toda a gente bonitos, mas acima de tudo saudáveis.

Não se esqueçam que os pés são parte integrante do nosso corpo e que sem eles nada fazemos... não andamos, não saltamos, não corremos...

Portanto, deixo uma frase que gosto particularmente:

"Já olhou para os seus pés hoje?" 

Vá, espreite lá para os seus pés e veja se não estará mesmo a necessitar de tratar... aquela unha que as vezes incomoda... aquela dor pontual que de vez em quando aparece... aquele zona avermelhada que incomoda e não fica bonito... aquele calo feio que nem sempre dói mas que incomoda quando usa aquele sapato bonito que tem guardado no armário, ou aquela pela seca que por mais creme que coloque nunca desaparece... etc!

Cuide dos seus pés junto de profissionais especializados e com a formação adequada.

A podologista,
Joana Silva

Sem comentários:

Publicar um comentário