14 novembro 2014

Dia Mundial da Diabetes


Hoje, 14 de Novembro, comemora-se mais um Dia Mundial da Diabetes. Estima-se que só em Portugal existam cerca de 1 milhão de diabéticos. A Podologia, como área da Saúde Humana que tem como objectivo a prevenção, diagnóstico, investigação e tratamento das patologias que afectam o pé, tem especial preocupação com o chamado Pé Diabético. Esta é uma complicação da Diabetes e que constitui um problema de saúde importante, e como já aqui foi referido, recorrente dos danos que a mesma causa ao nível dos nervos, vasos (artérias) e tendões.

Sendo esta uma grande preocupação da Podologia, eu não podia deixar passar em branco esta data e vim mais uma vez falar sobre este problema que nos surge a nós podologistas com alguma frequência nas nossas consultas. No meu caso, felizmente tenho várias pessoas diabéticas que procuram as minhas consultas com o intuito de prevenir alterações e problemas que a Diabetes e o Pé Diabético acarretam. Dessa forma evita-se o surgimento de úlceras (feridas que teimam em não curar), controla-se também determinados factores predisponentes, por exemplo, de alterações articulares e musculares que podem ocorrer. Acima de tudo o principal objectivo nestes pacientes é prevenir mediante tratamentos específicos podologicos.

Estes tratamentos passam não só, por exemplo, pelo curar de uma ferida já instalada (em alguns casos levando mais tempo que o desejado por estes serem pacientes com maior dificuldade de cicatrização e por conseguinte de cura), e que na sua maioria surgem em zonas de maior pressão ou fricção encontrando-se muitas vezes "disfarçados" por um calo. Para evitarmos estas zonas de hiperpressão utilizam-se tratamentos ortopodológicos como por exemplo, "palmilhas personalizadas".

Exemplo de Tratamento Ortopodológico para paciente com amputação total dos dedos

A prevenção deve não só fazer parte dos actos de todos os profissionais de saúde que lidam directamente com pessoas com Diabetes, mas também deve ser realizada pelos próprios pacientes através de todas as informações que esses mesmos profissionais de saúde lhes transmitem. Dessa forma, ajudam-se a si mesmos a evitar determinado problema, que muitas vezes tem consequências graves.

Por isso se é Diabético PREVINA-SE e procure o seu Podologista e os seus Médicos.
Se é profissional de saúde não se esqueça de lembrar a todos os diabéticos que a prevenção é SEMPRE a melhor forma de evitar determinados problemas de saúde associados à Diabetes.

Um bem haja a todos os guerreiros que diariamente lutam e sobrevivem com esta doença!!!

A vossa podologista,

Joana Silva

www.podologistajoana.pt
apodologista@gmail.com


Sem comentários:

Publicar um comentário